domingo, 15 de maio de 2011

HOMEM DE FERRO

Nunca acompanhei a história do Homem de Ferro, mas como adoro cinema fui ver o filme quando estreou e revi ontem na TV. Super-herói em começo de carreira é sempre uma comédia.. estão testando seus poderes, vendo o que consegue e o que podem fazer, mesmo esse sendo um super-herói criado utilizando toda a tecnologia.
O Homem de Ferro é um homem inteligente e quando descobre o poder de destruição da arma quer utilizá-la para uma boa finalidade.
Garante uma boa diversão, com a volta do Robert Downey Jr.
O filme nos mostra a origem do Homem de Ferro e, ao contrário dos super-heróis que querem manter a identidade oculta, o Homem de Ferro é vaidoso o suficiente para revelar sua identidade.


Dados do filme
Iron Man (2008)


Direção: Jon Favreau
Elenco: Robert Downey Jr.; Gwyneth Paltrow; Terrence Howard; Jeff Bridges
Gênero: ação, aventura, ficção
Duração: 126 min.



Sinopse: 
 A vida do inventor e maior fornecedor de armas do governo americano Tony Stark nunca mais será a mesma depois que ele é atacado e mantido refém por um grupo de rebeldes afegãos.
Ferido por estilhaços de granada que se alojam perto de seu coração, Tony recebe a ordem de construir no cativeiro uma devastadora arma, mas, em vez disso, usa suas habilidades para criar uma armadura que permite que ele consiga fugir. 
Ao retornar aos Estados Unidos, Tony promete dar um novo rumo às Indústrias Stark. Ele passa dias e noites desenvolvendo e aperfeiçoando uma avançada armadura que lhe propiciará uma força sobre-humana. Quando Tony descobre um plano abominável com implicações globais, jura proteger o mundo como sua nova personalidade, o Homem de Ferro.



Curiosodades:

  • James Rhodes é o alter ego do Máquina de Guerra, que é um outro herói com o mesmo tipo de armadura tecnológica que o Homem de Ferro, aliás há uma cena do filme da qual ele olha um outro protótipo de armadura e diz: "Deixa para próxima".
  • O diretor Favreu fez uma participação como o chofer Happy Hogan, personagem que nos quadrinhos dos anos 60 foi rival amoroso de Stark e acabou se casando com Pepper.
  • A canção Iron Man da banda inglesa Black Sabbath fez parte da trilha sonora do filme. Considerado um dos maiores sucessos dos anos 70, Iron Man não tem nada a ver com o personagem, embora a associação entre ambos tenha sido inevitável.
  • Quando o Homem de Ferro volta depois de salvar uma cidade no Afeganistão e ser atacado pelos F-22 Raptors, Tony volta para a sua oficina e tira sua armadura, enquanto ele tira a armadura, Pepper Potts pergunta se são buracos de bala na roupa dele, nessa cena se vê o escudo do Capitão América na mesa atrás de Tony.
  • Como é costume nos recentes filmes com heróis da Marvel, o quadrinista Stan Lee (co-criador do personagem e co-produtor executivo do filme) faz uma pequena participação.
  • Na cena em que o Homem de Ferro está saindo da caverna, um dos primeiros soldados Afegãos que ele combate, é o guitarrista Tom Morello que faz o papel, como participação especial. Seu nome pode ser visto nos créditos do filme.
  • Jon Favreau foi contratado para dirigir um filme do Capitão América, que seria lançado em 2009. Entretanto os produtores lhe ofereceram a oportunidade de dirigir Homem de Ferro imediatamente, a qual o diretor aceitou.
  • Nicolas Cage e Tom Cruise manifestaram interesse em interpretar Tony Stark.
  • Rachel McAdams era a primeira escolha do diretor Jon Favreau para a personagem Virginia "Pepper" Potts, mas ela recusou o papel.
  • Robert Downey Jr. treinou artes marciais cinco dias por semana, para ficar em forma para Homem de Ferro.
  • Para se preparar para o filme Jeff Bridges e Gwyneth Paltrow leram diversas edições da revista em quadrinhos do Homem de Ferro.
  • Jon Favreau rodou Homem de Ferro na California, por considerar que muitos filmes recentes de super-herói foram feitos na costa leste dos Estados Unidos, especialmente em Nova York.
  • Nos quadrinhos o personagem Tony Stark torna-se o Homem de Ferro durante a Guerra do Vietnã. No filme esta situação foi atualizada para a Guerra do Iraque.
  • Seguido por Homem de Ferro 2 (2010).

3 comentários:

  1. O filme é muito bom! A Marvel tomou as rédeas no cinema a partir deste filme. Agora ela é um big stúdio cinematográfico. Espero com ansiedade o projeto da "Guerra Civil dos super-heróis Marvel"
    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Também acho o filme muito bom...que venham os outros super-heróis....

    ResponderExcluir
  3. Estou um pouco cansado destas adaptações de quadrinhos, mas este filme ficou acima da média, tanto pelas ótimas cenas de ação, quanto pela história e o carisma de Robert Downeuy Jr.

    Até mais

    ResponderExcluir